Principais problemas de vazamentos de água em residências

Cuidar de uma casa ou apartamento não é tarefa fácil, verdade seja dita. Quando surgem problemas extras que vão bem além de faxinas e arrumações corriqueiras, tudo se torna ainda mais complicado. Um dos problemas mais comuns são os vazamentos de água que podem provocar infiltrações nas paredes e tetos, prejudicando não apenas a estética decorativa, mas também a estrutura da construção.

vazamentos de água

vazamentos de água

Os vazamentos de água em residências devem ser solucionados assim que confirmada a infiltração, sendo necessário contatar um encanador ou bombeiro especializado para verificar o que causou o problema. Muitas vezes, o morador possui dúvidas de como deve proceder, em casos especiais, como por exemplo, o de um imóvel recém comprado.
Acompanhe as próximas informações e tire suas dúvidas sobre os principais problemas envolvidos em vazamentos de água:

Imóveis Novos

Em casos em que o morador acabou de comprar o apartamento e detectou um problema de vazamento, existe o direito de recorrer à construtora ou financiadora que realizou a venda do imóvel. Isso porque, o Superior Tribunal de Justiça reconhece que tanto o banco como a construtora são responsáveis por qualquer falha na estrutura do imóvel novo que o torna impróprio para moradia.

No entanto, é necessário ressaltar, que tal processo pode ser extremamente burocrático, já que será preciso agendar uma visita com um especialista do empresa que fez a venda. Portanto, prepare a paciência!

Apartamentos ou casas em condomínio

Caso o imóvel não seja novo e fique constatado qualquer tipo de vazamento, é necessário averiguar qual a causa do problema. Se ficar comprovado que a falha é interna e foi provocada por algum descuido do morador, a obrigação de arcar com as despesas é dele. Já nos casos em que há falhas na tubulação central do condomínio, o morador poderá recorrer ao síndico, juntamente com os outros condôminos afetados pelo problema.

Rachaduras, como proceder?

Se o vazamento já for antigo e tiver provocado rachaduras na extensão do teto e/ou paredes, será necessário chamar imediatamente a Defesa Civil ou um engenheiro para averiguar se não há riscos em permanecer no local. Algumas rachaduras superficiais não apresentam perigo aos moradores, mas nos casos em que houver rachaduras profundas, existe o risco de desmoronamento iminente! Portanto, fique atento!

O que fazer para desentupir a caixa de gordura

Atualmente em diversas cidades brasileiras a instalação de caixas de gordura é uma obrigação legal a fim de evitar inúmeros tipos de problemas na rede de esgoto e saneamento básico público, como por exemplo, entupimento das estruturas, dificuldade de escoamento e até mesmo prejudicar o ecossistema local.

caixa de gordura

caixa de gordura

A maioria desses problemas é causada porque a gordura advinda das inúmeras habitações tem a característica de se agrupar, formando assim uma verdadeira massa que tem em seu meio todo tipo de dejetos e lixos sólidos atirados erroneamente na rede, como garrafas, papéis, plásticos dentre outros. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe as próximas informações e tire suas dúvidas:

Mas o que é uma “Caixa de Gordura” e como ela funciona?

Caixa de gordura nada mais é que um dispositivo – geralmente de forma cilíndrica – que fica entre a pia da cozinha e a rede pública, o qual vai filtrar e reter a gordura existente nos fluídos que são lançados para o esgoto.

O seu funcionamento é extremamente simples, porém totalmente funcional. A caixa é dividida verticalmente e há uma pequena abertura no fundo da estrutura, a qual permite a passagem de água de um lado para o outro.

Como a gordura tem uma densidade menor do que a água ela flutua e fica retida na parte ‘A’ da caixa de gordura, enquanto a água e outros fluidos afundam e conseguem passar pela divisória e assim serem despejados posteriormente na rede pública de esgoto.

Cuidados com a Caixa de Gordura – Manutenção e Limpeza

Para o bom funcionamento da caixa de gordura devem ser tomados alguns cuidados relativos à manutenção e limpeza das mesmas. Do contrário, podem ocorrer diversos tipos de problemas, dentre eles:

- Escoamento lento da água pelo ralo da pia.
- Entupimento completo das canalizações posteriores e anteriores.
- Transbordamento pela tampa.
- Infestação de insetos e forte mau cheiro.

A limpeza pode ser feita manualmente, mecanicamente ou de forma biológica:

-Para realizar a limpeza de forma manual é necessário um par de luvas, óculos de proteção e alguma máscara para evitar o cheiro desagradável. Retire a gordura acumulada com algum arame, madeira ou peneira e coloque-a em sacos bem vedados. Deposite os sacos com a gordura no lixo não reciclável.

- Para realizar a limpeza de forma biológica compre produtos para esse fim em lojas de material de construção e siga as instruções corretamente.

- Para realizar a limpeza de forma mecânica contrate alguma empresa especializada no ramo e que tenha credibilidade no mercado. Lembre-se sempre de manter uma periodicidade na manutenção da caixa de gordura, a fim de evitar alguma medida drástica e para manter o bom funcionamento da rede de esgoto de sua casa.

Vai contratar uma Desentupidora ? cuidado para não entrar pelo cano.

Contratar uma desentupidora hoje em dia é mais complicado do que se imagina, cobrança indevida e má qualidade têm sido as reclamações mais freqüentes no Procon-SP.

entrando pelo cano

Você está com um problema de entupimento e contrata uma Desentupidora, onde o técnico faz você assinar uma ordem de serviço dizendo que o valor total a ser cobrado será de acordo com a quantidade de cabo utilizada para desentupir o local e te passa um valor médio. Porém quando o serviço acaba o técnico fala que quantidade de cabo utilizada para realizar o desentupimento foi maior e o valor acaba sendo bem mais alto que a média passada.

Ou seja, você terá que pagar por ter assinado a ordem de serviço, e mesmo que você descorde e se recuse a pagar, ele vai embora com os papeis e protesta o seu nome por falta de pagamento.

Seguem algumas dicas para a contratação de uma desentupidora:

- Evidentemente, a procura por uma desentupidora é quase sempre em uma situação de emergência. No entanto, fazer orçamentos em diferentes empresas é fundamental para a escolha.

- É fundamental que o consumidor tenha toda a descrição do serviço no orçamento como os materiais a serem utilizados, a data de início e término e os valores inclusos. Uma dica importante é que nesse momento seja solicitado um valor fechado, nunca somente pelo custo do metro linear sem saber exatamente quantos metros de cabo serão utilizados.

- Averiguar se a empresa é devidamente registrada em órgãos competentes de normalização e fiscalização, evita possíveis transtornos.

- Uma dica importante é que o código de defesa do consumidor assegura garantia de 90 dias para serviços.

Serviços realizados por uma empresa Desentupidora

Veja abaixo quais são os serviços executados por uma Desentupidora:

Desentupimento de Canos: escoamento da água de pias, ralos, tanques e da rede de esgoto.

Desentupidora de Colunas: retirando a sujeira que está obstruindo as colunas.

Desentupimento de Esgoto: desobstrução da tubulação, permitindo o fluxo normal da água.

Limpeza de caixas de água: realizam a limpeza de caixa d’água em residências, prédios, ou indústria.

Limpeza de Fossa: a limpeza de fossa evita o acúmulo de detritos em fossas sépticas, fossas negras e poços.

Hidrojateamento: através de bombas de alta pressão é realizado a desobstrução de bueiros, redes de esgoto, galerias, colunas coletoras, poços de recalque.

Limpeza de Caixa de Gordura: é aconselhável a limpeza da caixa de gordura a cada três meses.

Desentupimento de esgoto

As Desentupidoras de São Paulo possuem técnica qualificada e equipamentos modernos específicos para a localização do entupimento e remoção da sujeira contida na rede desobstruindo as tubulações e normalizando o fluxo na rede de esgoto.

Como ocorre o entupimento de rede de esgoto?

O entupimento da rede de esgoto ocorre devido o amontoamento de detritos nos canos gerando a interrupção da vazão natural da água pela tubulação, muitas vezes são encontrados objetos como: panos, absorventes, pinos de drogas, sacos plásticos. Com isso impede a vazão da água e a rede de esgoto fica entupida.

Como evitar o entupimento de rede de esgoto?

- Não jogar objetos e detritos nos vasos sanitários;
- Não jogar restos de comida no ralo da pia;
- Limpar os ralos periodicamente removendo fios de cabelo, pelos e demais objetos que ficarem acumulados;
- Conservar a caixa de gordura tampada e limpa.

Contratar um encanador ou uma empresa Desentupidora ?

Problemas com entupimento sempre surge a dúvida de que tipo de serviço profissional deverá contratar, um profissional autônomo como encanador ou uma empresa de desentupimento?

Serviço do Encanador:

Para casos mais simples de desentupimento de esgotos doméstico certamente contratar um encanador será uma boa escolha.

Seus serviços destacam-se em desentupimento de pias, ralos, vasos sanitários e outros, além de trocas e reparos hidráulicos.

Serviço de uma empresa Desentupidora:

Em linhas gerais a empresa Desentupidora certamente terá um serviço de maior qualidade, agilidade e eficiência do que um profissional autônomo devido a ter equipes especializadas e principalmente por possuir equipamentos modernos de alta qualidade para utilizar.

Quando devo optar por uma Desentupidora?

- Grandes empresas
- Condomínios
- Casas com tubulação muito extensa sem pontos de inspeção

Para estes casos normalmente contratar uma empresa especializada em desentupimento de esgotos é o melhor a ser feito, tanto por ter nota fiscal, agilidade no serviço e também por possuir maquinário moderno para fazer o desentupimento.

Os serviços de caça vazamento podem ser feitos pelas empresas desentupidoras?

Alto consumo de água entre outros problemas comuns, sejam residenciais ou comerciais, são solucionados por um serviço de caça vazamentos.

O serviço de rastreamento de vazamentos conhecido por caça vazamentos é um dos trabalhos que algumas desentupidoras executam.

Algumas desentupidoras possuem detectores digitais de evasões de água, entre outros equipamentos necessários para esse serviço.

Detectam vazamentos, além de água, piscina e hidrante, também de gás e vazamentos subterrâneos. Normalmente esse trabalho conta com tecnologia moderna evitando quebra desnecessária no imóvel e ainda qualquer tipo de sujeira e barulho.

Porque devemos economizar água?

Apesar de parecer muita, o aumento excessivo da população mundial e a poluição que o homem produz, diariamente, a água potável do mundo está cada vez mais escassa. E a falta d’água para consumo, principalmente em regiões mais pobres, populosas e áridas do mundo, já é uma realidade preocupante.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é um país de sorte e vai contra essa tendência mundial.

Aproximadamente 11,6% da água doce superficial do mundo está no território brasileiro. E 70% desta quantidade de água disponível localiza-se na região amazônica.

Os 30% restantes distribuem-se, desigualmente, pelas demais regiões do país, para atender a uma demanda que totaliza 93% da população. As regiões sul e sudeste possuem, cada uma, 6% da água nacional. Já a região centro-oeste, onde está localizada outra riqueza do Brasil, o Pantanal, possui aproximadamente, 15% da água. E a região que mais sofre com as secas, o nordeste do país, possui apenas 3% desse montante.

No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nas fontes de água potável, como os rios.

Ainda segundo a ONU, a irrigação agrícola utiliza, aproximadamente, 70% desta água disponível. E esse índice tende a aumentar com o passar dos anos e a necessidade cada vez maior de produção de alimentos, por conta do aumento populacional mundial. Além disso, para cada 1.000 litros de água que são utilizadas pelo ser humano, cerca de 10.000 litros são poluídos.

Olhando por essa perspectiva, a sobra de água brasileira também se mostra ameaçada.

Apenas cuidando do que ainda resta e economizando o que está disponível poderá estar garantido o consumo de água das gerações futuras. E essa consciência precisa ser despertada, urgentemente, nos dias atuais.

As desentupidoras são regulamentadas por algum órgão oficial?

Uma desentupidora necessita de um alvará de funcionamento e de licença ambiental. Como se trata de uma prestação de serviço de alto impacto ambiental é fundamental estar regulamentada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesp), ligada a Secretaria do Meio Ambiente, ou outros órgãos de outros estados.

E serem rigorosamente cumpridas todas as determinações com relação ao meio ambiente. Sem essa documentação o estabelecimento não pode funcionar.

Se as determinações não forem preenchidas, o responsável responde a processo no Ministério Público.

Lembre-se o descarte residual de esgoto não é nas galerias, bocas de lobo, ruas ou rios e sim nas estações de tratamento de esgoto, exija sempre a certificação do orgão oficial.

Cuidado com empresas clandestinas de desentupimento ou que utilizam preços inferiores, essas podem despejar o resíduo coletado fora das estações de tratamento de esgoto.

Como é feito a execução dos serviços de limpa fossa?

Esses são um dos trabalhos mais comuns das desentupidoras.

Primeiro, uma fossa é basicamente um buraco no chão com o fundo coberto com uma camada de concreto, onde são descartados os resíduos sejam líquidos ou sólidos e dejetos humanos gerados em uma residência ou empresa. Normalmente, esse material vem de banheiros e cozinhas.

Uma fossa séptica não deve ser próxima das residências e deve ser projetada ao lado do banheiro, para evitar curvas nas canalizações, assim como o mau cheiro e deve ser aspirada sempre que estiver cheia.

A manutenção e a limpeza das fossas sépticas devem ser feitas pelas empresas desentupidoras já que dispõe de todos os aparatos e da maneira adequada de descartar os resíduos.

Essa limpeza das fossas é realizada por caminhão que age com a aspiração. Algumas fossas possuem saídas de águas. Dessa forma, o procedimento torna-se mais simples, por meio da retenção dos resíduos mais sólidos. Se ainda houver obstrução da fossa, as desentupidoras qualificadas possuem equipamentos diferenciados para cada tipo de serviço sempre executados com higiene.

São equipamentos como: aspiração de fossas ou desentupimentos por alta pressão, lanças de alta pressão para a limpeza das paredes, bombas, aspiração das águas sépticas das fossas, entre outros.

Um serviço de qualidade não danifica pisos e paredes, mesmo que possuam curvas.