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Como contratar uma Desentupidora

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Como contratar uma Desentupidora

Em caso de dúvidas ou reclamações, também está disponível o Programa de Orientação e Proteção do Consumidor – Procon.

Conhecer os direitos como consumidor é o primeiro passo para se evitar cobranças indevidas e qualidade questionável na execução dos serviços.

Seguem algumas dicas para a contratação de uma desentupidora:

- Evidentemente, a procura por uma desentupidora é quase sempre em uma situação de emergência. No entanto, fazer orçamentos em diferentes empresas é fundamental para a escolha.. Nesse primeiro contato o consumidor também já percebe alguns aspectos da empresa, como o atendimento, equipamentos, entre outros e isso pode contribuir com a decisão da contratação.

- É sempre recomendado antes de fechar qualquer visita, verificar se não haverá cobranças pelos orçamentos e pela ida de um profissional ao local do serviço a ser realizado.

- É fundamental que o consumidor tenha toda a descrição do serviço no orçamento como os materiais a serem utilizados, a data de início e término e os valores inclusos. Uma dica importante é que nesse momento seja solicitado um valor fechado, nunca somente pelo custo do metro linear sem saber exatamente quantos metros de cabo serão utilizados. Se existir alguma alteração só poderá ser feita mediante alteração do contrato de prestação de serviço.

- Caso tenha algum tipo de problema com a desentupidora, outra garantia é ter em mãos o orçamento inicial com todos os dados da empresa.

- Algumas desentupidoras trabalham por sistema de metro linear, sua cobrança, e isso dificulta no resultado do valor exato que o consumidor terá de pagar. No orçamento é apresentado o valor do metro, não a quantidade de cabo a ser utilizada. E isso traz uma indefinição do preço do serviço que a empresa, normalmente, tem condições de especificar. Por isso aqui fica a dica de nunca contratar os serviços com valores em aberto.

- Toda desentupidora tem como fornecer dados do orçamento sem necessariamente ter de interferir no local. A empresa que só executa orçamentos por meio de intervenções é um sinal de que o consumidor precisa ficar atento e não permitir esse tipo de ação.

- Sempre que possível é bom apresentar a planta hidráulica do imóvel, isso ajuda no trabalho como até na realização do orçamento.

- Apesar de parecer inconveniente, não deixe de acompanhar todo o trabalho e pedir explicações de quaisquer dúvidas sobre a execução do serviço, afinal o imóvel assim como dinheiro a ser pago é do consumidor e o funcionário tem obrigação de prestar esses esclarecimentos.

- Pedir para o funcionário de fazer um teste assim que concluir o serviço é garantia de verificar se atendeu às expectativas. E, posteriormente, o próprio consumidor deve realizar esse teste ainda na presença do funcionário.

- Averiguar se a empresa é devidamente registrada em órgãos competentes de normalização e fiscalização, evita possíveis transtornos.

- Uma dica importante é que o código de defesa do consumidor assegura garantia de 90 dias para serviços. Se o problema continuar, o consumidor tem direito a exigir: uma nova realização dos serviços, sem custo adicional e, se necessário a devolução imediata da quantia paga (atualizada monetariamente) ou o abatimento proporcional do valor.