Portal Desentupidora - As principais Desentupidoras em São Paulo
  • Onde você está:
  • Home
  • Dicas para desentupir pia

Dicas para desentupir pia

Compartilhe

Desentupir Pia

Entupimentos na pia, na maioria das vezes, possuem uma causa comum: geralmente são provocados pelo acúmulo de gordura ou restos de comida no encanamento.

Uma dica importante é nunca jogar gordura de qualquer natureza na pia. Os óleos ou gorduras, quando jogados no esgoto, não se misturam com a água e têm a propriedade natural de se acumular nas paredes no cano. Assim, vão se acumulando com o tempo e quando estão em temperatura ambiente solidificam-se, formando um corpo de difícil remoção do encanamento. Jogar gordura no ralo também é altamente poluente.

Dependendo do caso, o acúmulo de gordura pode ser de difícil remoção. Dessa forma, é indicado o uso de produtos químicos. A gordura pode ser removida com o uso de um ácido ou base forte. A base mais comumente utilizada é a soda cáustica. É preparada uma solução feita com a soda e água quente, na proporção indicada pelo fabricante, e despejada no encanamento. Após a ação da solução, a torneira deve ser ligada para que os resíduos sejam levados do encanamento.

O tipo mais comum de entupimento em pias é devido ao acúmulo de alimentos, que é causado principalmente pela ausência de um sistema de proteção, como redes metálicas que impedem que restos de comida ou outros objetos passem para o cano. Outro tipo de item que protege a pia dos entupimentos são os sifões, que se encontra logo após a abertura inferior da pia. Eles geralmente são plásticos e maleáveis, e apenas o manuseando com a torneira aberta pode remover a obstrução. Eles também podem ser facilmente removidos para serem desentupidos. O formato em “U” faz com que os objetos mais densos que a água se depositem em sua base ao passar por ele.

Uma forma comum de desentupir pias é a utilização de desentupidores de borracha. Seu funcionamento é simples. A pia deve conter água até o nível em que a borracha seja coberta. A borracha deve estar posicionada na saída de água, de forma que não passe nenhuma água entre ela e o fundo da pia. Neste caso, um pouco de vaselina na borracha poderá ajudar na vedação. Com movimentos para cima e para baixo, será criada pressão dentro do encanamento, possibilitando a remoção do objeto.

Caso nenhuma destas dicas tenha funcionado, provavelmente a causa seja objetos de outra natureza, como plásticos por exemplo. Para isso, é recomendado o auxílio de profissionais especializados - desentupidora. Eles possuem os equipamentos necessários e o custo-benefício pode ser bem vantajoso e acessível.