Portal Desentupidora - As principais Desentupidoras em São Paulo
  • Onde você está:
  • Home
  • Como desentupir ralo

Como desentupir ralo

Compartilhe

Desentupir Ralo

Um dos problemas domésticos mais comuns são os entupimentos de ralo. Seja do quintal ou do banheiro, eles estão sujeitos a uma gama enorme de objetos que podem cair no encanamento e entupi-lo. Desde cabelo e pedaços de sabonete até bitucas de cigarro e areia.

Nos casos em que o ralo entupido é o do banheiro, o problema pode se tornar pior. Na maioria das residências, a casa de banho é responsável por receber todo o esgoto das outras saídas da casa (pias, tanques, lavatórios etc.), e quando entupido, pode acabar por obstruir todo o sistema de esgoto da casa.

No banheiro, o principal causador de entupimento do ralo é o acúmulo de cabelo. O cabelo é constituído de proteínas muito resistentes, que podem resistir no ambiente por vários séculos sem se desintegrar, como o cabelo das múmias, por exemplo. Uma dica para evitar o acúmulo é a utilização de redes metálicas na saída de esgoto, que retêm os fios de cabelo e permite que possam ser removidos, posteriormente. Neste tipo de entupimento, a utilização de produtos químicos, como soda cáustica, não será eficiente. O cabelo somente será removido mecanicamente.

Além do cabelo, é comum encontrar outros tipos de materiais nos encanamentos, como areia, pequenas pedras e outros pequenos objetos. Uma forma rápida de remover é introduzindo uma mangueira no ralo, e tentar encontrar o local onde o objeto está alojado. Em seguida deve-se abrir a torneira e esperar que a água desloque o material.

Outra dica é a utilização de um fio grosso de cobre. Pegue um fio com cerca de três ou quatro metros e dobre-o várias vezes, até ficar com cerca de um metro, e enrole as partes dobradas, até que fique parecido com uma trança. Aos poucos, introduza a extremidade dobrada do fio no cano do ralo, que geralmente é na forma de “Y”. Ao mesmo tempo, na outra extremidade, faça movimentos giratórios no sentido em que o fio foi enrolado. A extremidade dobrada, quando girada dentro do cano, poderá remover o objeto que está obstruindo o encanamento.

Existem casos em que o entupimento não está próximo do ralo, mas em locais de difícil acesso, como a saída principal de esgoto, comumente localizada fora de casa. Uma ótima forma de evitar um entupimento neste tipo de encanamento é colocar uma caixa de inspeção durante a construção do sistema hidráulico da casa. Ela é formada por um cano com uma abertura acessível e um pequeno reservatório que serve para acumular a sujeira. Árvores plantadas próximas de encanamentos também podem provocar entupimentos, devido à suas raízes, que podem penetrar nas conexões e crescer no interior dos canos.